segunda-feira, 7 de outubro de 2019

DESENVOLVIMENTO STORY BOARD

- Em TRIO [por favor não peçam para fazer em 4 alunos - se não der em 3, tente sozinho, acredite em você]:
a. 1 diretor geral: responsável pelo conceito da arte;
b. 1 diretor de fotografia: responsável pelos planos de câmera;
c. 1 diretor de arte: responsável pelos objetos cenográficos e objetos de cena e pelos espaços da linguagem cenográficos;

- NÃO MUDAR o roteiro MEU OLHO ESQUERDO; [seguir baseado no roteiro clique aqui];

- Criar um CONCEPT ART do personagem protagonista [sobre concept art clique aqui];
a. Será um homem? Será uma mulher? Será uma criança? Um zumbi? Um androide?...
b. Qual o tamanho delx? Qual a forma? Qual figurino veste? 
Tudo tem um porque na criação do concept. Pense antes de criar.

- Você lembra ou sabe da importância, para que serve um Story Board?  se não se lembra clique aqui

- Criar 02 STORY BOARDS sobre o roteiro "Meu olho esquerdo"
a. 01 Story board com 04 quadros [no mínimo] usando o estilo do concept art [item 3] mas baseado em obras da história da arte COM O MESMO ROTEIRO.
b. 01 Story board com 04 quadros [no mínimo] usando o mesmo estilo do concept [item 3] mas de livre criação COM O MESMO ROTEIRO;

- Ao criar o Story Board com desenhos livres MAS SOBRE O MESMO ROTEIRO [item 5b] pense:
a. Pense nos espaços que irá empregar [sobre espaços da linguagem cenográfica clique aqui - pag 76 a 91
Tudo tem um porque? Uma razão, um significado, pense antes de compor a cena.
b. Pense nos planos de câmera que estará utilizando [sobre os planos de câmera clique aqui - pag 83]

- O formato do quadro do Story Board é o mesmo de uma tela de cinema ou TV [ou seja na horizontal]

- Criar em Preto e Branco usando tinta nanquim em positivo e negativo com espaços bem preenchidos [ver exemplo story board Matrix] mas também pode fazer todo colorido oque é MUITO BEM VINDO.

- Aplicar os 3 itens abaixo do desenho sendo eles:
a. O descritivo da cena que desenhou
b. O plano de câmera que esta utilizando
c. O som [áudio - locução - espaço texto] do momento da cena

10º - Você pode fazer um rascunho em sulfite. Mas o arquivo final dos 02 Story Boards [o baseado em obras da História da Arte - e o de livre criação] será cada um em uma folha A3 com 4 quadros cada em PAPEL TRIPLEX.
PAPEL TRIPLEX – desenhe no lado áspero do tríplex, não é para desenhar no lado liso do papel Tríplex.  Lembrando que uma folha de papel Tríplex vende em formato grande, é possível mais dividir a folha em vários A3


11º - Não esqueça nunca de assinar sua arte.


VEJA UM EXEMPLO BASEADO NA HISTÓRIA DA ARTE;

PRIMEIRO
- CRIAR O CONCEPT
Por exemplo meu personagem é o Hommer Simpson
Concept Art do meu personagem para o roteiro MEU OLHO ESQUERDO


SEGUNDO
- Com base no roteiro MEU OLHO ESQUERDO [porque eu NÃO DEVO MUDAR O ROTEIRO];

Por exemplo as obras escolhidas tem relação com o ROTEIRO MEU OLHO ESQUERDO

Obras da História da Arte
Homem Vitruviano - Leonardo Da Vinci

Autorretrato - Norman Rockwell


Nighthawks - Edward Hopper

O Grito - Edward Munch





TERCEIRO
Eu aplico os traços do meu CONCEPT ART sobre as imagens da História da Arte
MAS SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE
SEMPRE SEGUINDO O ROTEIRO "MEU OLHO ESQUERDO" Veja na legenda abaixo seguindo os 4 itens [a imagem, o descritivo da cena, o plano de câmera, a locução]





1.A imagem:
2. O descritivo da cena: Protagonista traz elementos importantes para a cena.
3. O Plano de Câmera: Plano conjunto
4. A Locução: Nasci com uma espécie de defeito em um dos meus olhos


1.
2. Personagem se vê desenhando um autorretrato
3. Plano Conjunto
4. Meu olho direito vê normal, porém o esquerdo vê em 35 mm

Personagem recebe um monte de hamburguers;
Plano Aberto;
Loc.: Assim, aceitei uma oferta impossível de recusar por meu olho;


Personagem em uma ponte grita de terror;
Plano Médio;
Loc.: [...] e depois a terror


AGORA FAÇA O SEU BASEADO EM SUAS OBRAS ESCOLHIDAS

DEPOIS CRIE UM OUTRO STORY BOARD COM DESENHOS DE SUA IMAGINAÇÃO, BASEADO NO ROTEIRO MEU OLHO ESQUERDO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário