segunda-feira, 9 de setembro de 2019

DAS FORMAS BÁSICAS à COMPUTAÇÃO GRÁFICA





WILLIAM FETTER
com supervisão de VERNE HUDSON CLIQUE AQUI



As primeiras imagens e filmes computadorizados foram realizados em laboratórios, na ótica de cientistas, sem embasamento artístico. No laboratório Bell Telephone (AT & T) surgem as primeiras animações que efetivamente dão início à era do filme digital; e em 1965, a Boeing Aircraft Company lança uma animação de figura humana para estudos ergométricos, visando a projetos de cabines de piloto de avião, intitulada The Second Man de Willian Fetter.  Linhas geométricas são exploradas em todos os sentidos, resultando num volume sólido para cada personagem humana criada.

FINAL FANTASY | DRA. AKY ROOS



clique na imagem para ampliar



KARA | DETROIT GAME





FRACTAIS CONJUNTO MANDELBROT






O conjunto de Mandelbrot é um fractal particularmente interessante que se tornou popular fora da matemática devido à sua beleza estética e ao facto da sua estrutura complexa resultar de um algoritmo de construção simples.
A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. 
Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e de escala. 
O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.



LOREN CARPENTER | FRACTAL 








FONTE: DOCUMENTÁRIO "THE CODE" NETFLIX




CURIOSIDADE
OS FRACTAIS NO VÍDEO









ZIMA BLUE


No processo de criação sempre irá existir uma provocação sobre a mudança na percepção da arte, pode-se voltar a pensar nela como algo sempre imagético. O ser humano definitivamente alterou sua forma de perceber a imagem. Principalmente porque a percepção da arte se relaciona a pontos extremamente pessoais (devido as experiências de vida) e técnicos [linguagem visual, leitura de imagem, morfologia, sintaxe, semântica, semiótica...]. Podemos até citar o filósofo Jacques Rancière em sua obra  O Destino das Imagens sobre os diferentes entendimentos na construção de algo pela imagem, seja por meio de palavras ou o frame de um filme.
Ao analisarmos uma imagem, se constroem ramificações bastante específicas no nosso pensamento. Há o lado visual (aquele nu, perceptível e geralmente mais homogêneo entre as pessoas MORFOLÓGICO); o remissivo (uma construção psíquica pessoal, das diferentes maneiras de perceber a imagem - SINTAXE ); e o arquissemelhante (que analisa, sente, a informação por meio da metáfora, do símbolo - SEMÂNTICA ).  NÃO CONFUNDIR COM SINESTESIA que é a troca dos 5 sentidos [ver abaixo descritivo]. Vamos ver algumas possíveis análise a seguir:


ALGUMAS POSSÍVEIS LEITURAS:

1. A obra de Zima Blue traz o gigantismo [grandes painéis] e depois se estende para o SUPREMATISMO como nas obras de Kazimir Malevitch e Yves Klein [clique aqui para entender o suprematismo]

Obra Suprematismo



A pele do personagem Zima são Hexágonos | Formas EUCLIDIANAS

ATENÇÃO - MORFOLOGIA | SINTAXE | SEMÂNTICA | SINESTESIA

1. SOBRE MORFOLOGIA: ponto linha plano, forma, textura,... ZIMA BLUE e formado de uma estrutura básica: formas euclidianas

2. SOBRE SINTAXE: imagens criadas pela morfologia [ponto linha..] temos o desenho em si. As figuras, as imagens, o cenário, as comparações, a proporção, a simetria, tudo aquilo que vemos, todo o desenho, ... isso tudo é a sintaxe.

3. SOBRE SEMÂNTICA: é o significado, o simbólico. A divisão entre Maquina e Homem? Traz o sentimento da arte e as questões da criação da arte para sua obra e sua narrativa. Há uma forte estrutura semântica. As formas, as cores, a narrativa nos leva para um sentimento, nos traz por meio dos símbolos uma "aura" da arte.
4. SOBRE SINESTESIA, temos apenas a troca de sensações do sentido humano: cheiramos onde vemos, temos a ideia de uma textura pelo som, percebemos uma cor pelo gosto....

PARA ENTENDER MAIS E MELHOR:
1.  MORFOLÓGICO DETERMINAM A IMAGEM, O DESENHO A FORMA APENAS. 
2. SINTÁTICO É A CONSTRUÇÃO E RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS, COMO VEMOS E COMPARAMOS.
3. O SEMÂNTICO QUE DETERMINA O SENTIMENTO, A EMOÇÃO
 4. SINESTÉSICO SÃO TROCAS DE SENSAÇÕES DO SENTIDO,
NÃO SÃO EMOÇÕES.
COMO EMOÇÃO TEMOS APENAS O SEMÂNTICO.
Sinestesia é uma técnica de troca de sensações: sentir cheiro na cor, sabor na textura, ouvir uma imagem.... 


Estas são formas básicas puras conhecidas como
FORMAS EUCLIDIANAS ou GEOMETRIA EUCLIDIANA
O que nos lembra da base da formação do "ver" a imagem citado por Donis Dondis em "Sintaxe da Linguagem Visual"

A cor de Zima Blue é predominante o Azul


Comparação ao AZUL YVES KLEIN

Yves Klein também tornou-se reconhecido por sua foto de expressão performática
intitulado "Salto no Vazio"

Onde podemos associar á performance final do episódio de Zima Blue onde o personagem
salta no azul daquela que seria sua ultima obra

"Você não deve ver o monocromático de Klein em uma tela.
Você realmente tem que experimentar isso."



Outros símbolos são de Morte e Vida, Renascimento, relacionado na água
como na cena do filme "A liberdade é azul" com Juliete Binoche


E também com o conceito de Vazio "Conceito de Ma"








Nenhum comentário:

Postar um comentário